A circulação sanguínea realiza funções importantíssimas, como o transporte do oxigênio para os órgãos vitais e a distribuição dos nutrientes e minerais para todo o corpo, por exemplo. Além de afetar a saúde, a má circulação pode influenciar a estética, causando as temidas varizes. Para evitar todos esses transtornos, conheça agora mesmo 8 alimentos que melhoram a circulação sanguínea!
1. Abacaxi
O abacaxi possui uma enzima chamada bromelaína. Essa enzima consegue quebrar uma proteína chamada fibrina, que costuma estar acumulada ao redor dos microvasinhos. A bromelaína é capaz de evitar esse acúmulo, auxiliando na circulação e reduzindo os vasos.
2. Alho
O alho tem uma propriedade muito interessante para a circulação que é o fato de proteger a aorta, que é a veia que distribui o sangue para o coração, reduzindo ainda a espessura do sangue. Também realiza a purificação sanguínea, evitando o acúmulo de placa. Alguns dos alimentos que podem proporcionar esses benefícios são as cebolas e os rabanetes.
3. Amendoim
O amendoim é rico em vitamina B3, auxiliando na vasodilatação sanguínea e, consequentemente, melhorando a circulação. Vale lembrar, no entanto, que o amendoim deve ser consumido moderadamente, já que é um alimento calórico.
4. Frutas cítricas
As frutas cítricas como a laranja, o limão e as toranjas possuem ação anti-inflamatória, além de terem pouco açúcar. Elas também conseguem alcalinizar o sangue, além de serem ricas em vitamina C.
5. Salmão
Alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, evitam a formação de coágulos que podem causar trombose, além de prevenir também o acúmulo de gordura que pode gerar a asterosclerose, o que melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial.
6. Folhas verdes
Esse tipo de alimento tem um alto poder alcalinizante em razão da alta concentração de clorofila, que tem a função de limpar o sangue e o fígado. O órgão, por sua vez, realiza a limpeza do sangue. Esses alimentos ainda são fontes de vitaminas K e C. Algumas folhas verdes são a couve, a rúcula, o espinafre, o nabo e a alface.
7. Aveia
Assim como as frutas cítricas, a aveia tem ação anti-inflamatória, mas a vantagem é que ela também auxilia na redução do colesterol. É possível encontrá-la sem glúten e ela pode ser ingerida facilmente em sucos, vitaminas, saladas de frutas e muitos outros pratos.
Uma pequena quantidade de aveia diariamente já é o suficiente para que a circulação melhore. Ela ainda é rica em fibras, sendo ótima para o sistema digestivo e também para a alcalinidade do sangue. Alimentos com propriedades parecidas são o milho, a quinoa, o arroz e o amaranto.
8. Gengibre
O gengibre já é muito conhecido por ser ótimo para a digestão e para dores de garganta. O que pouca gente sabe é que ele também é ótimo para a circulação. Ele pode ser consumido cru, em molhos de carnes e também em chás.
Todos esses alimentos citados podem ser facilmente encontrados em supermercados e demais estabelecimentos, e a maioria pode ser incluída na alimentação de forma in natura, ou seja, sem que seja necessário o cozimento e preparo. Sendo assim, além de serem alimentos que melhoram a circulação, eles ainda são práticos.
Você já conhecia as propriedades desses alimentos? Conte pra gente aqui nos comentários!