Claudia Sathler Angiologista em Minas Gerais

3 dicas para cuidar melhor do seu sistema circulatório

Com mais de 27 anos de prática médica e mais de 15 anos realizando milhares de exames com Doppler Vascular, a Dra. Claudia Sathler é uma excelente escolha para realizar seus tratamentos. Clique abaixo, e marque uma consulta.

Você cuida da saúde do seu sistema circulatório? Se você se preocupa com o risco de enfarto e até mesmo de acidente vascular cerebral, o famoso derrame, saiba que manter o sistema circulatório sempre saudável é o caminho mais rápido para viver longe desses e outros perigos para a saúde!
Acompanhe nosso artigo e conheça algumas atitudes que você precisa tomar – e outras que você precisa abandonar – para melhorar o funcionamento do seu sistema circulatório e dar adeus aos inchaços e os riscos de problemas maiores para a sua saúde. Confira!

Por que cuidar do sistema circulatório?

Nosso sistema circulatório é responsável pelo transporte de sangue e a distribuição dos nutrientes, oxigênio e hormônios para todo o corpo.
Ou seja, se fizermos uma analogia, o sistema cardiovascular é o encanamento da casa, responsável pelo transporte da água para as torneiras.
Esse sistema é composto pelos vasos sanguíneos, coração e sangue que, além de transportar tudo o que as células precisam para o bom funcionamento, carregam os resíduos do metabolismo para ser eliminados.
Assim como uma casa fica prejudicada se a água não consegue chegar às torneiras por algum defeito do encanamento, nosso corpo também sofre sérios problemas caso nosso sistema circulatório não funcione da maneira correta e não transporte os nutrientes e oxigênio que o organismo precisa para se manter saudável.
Portanto, para que o corpo funcione bem, é indispensável que o sistema circulatório esteja forte, afinal, o sangue é nosso fluido vital. Para tanto, alguns cuidados devem ser observados.
Acompanhe nossas dicas e saiba o que fazer para que o seu sistema circulatório esteja sempre em ótimo funcionamento:

1. Tenha uma alimentação saudável

Manter o bom funcionamento do seu sistema circulatório significa estar atento à saúde do seu coração. Por isso, manter uma alimentação saudável é indispensável.

Evite alimentos gordurosos e o excesso de sal

O excesso de sal no organismo está diretamente ligado ao risco de hipertensão. E atenção! O sal também está nos alimentos processados (presunto, salsicha) e industrializados (chips, pratos pré-cozidos) – que devem ser comidos com moderação, quando não evitados.
Além disso, o excesso de gorduras saturadas e trans aumentam o colesterol que, por sua vez, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias por placas de gordura), podendo ocasionar problemas cardiovasculares.
Por isso, evite o consumo excessivo de carnes gordas, queijo, laticínios integrais, manteiga e pães.

Aposte nas frutas vermelhas e azeite de oliva em sua dieta

Amoras, cerejas, morangos, ameixas e uvas… essas podem ser frutas pequenas, mas são mesmo gigantes nos nutrientes que oferecem ao organismo, principalmente para o sistema circulatório.
Entre as suas propriedades, destacam-se os antioxidantes, capazes de fazer uma verdadeira faxina no nosso corpo, melhorando a circulação, a memória e ainda prevenindo o câncer.
O azeite de oliva também deve ter um papel de destaque na sua dieta. Seu uso regular melhora a circulação, inclusive nas extremidades, pois limpa o sistema arteriovenoso, reduzindo significativamente o risco de doença arterial periférica.

2. Pratique atividades físicas regulares

Além de cuidar da alimentação, para um sistema circulatório saudável, é preciso fortificar e manter o seu vigor. Para isso, tenha uma rotina de atividades físicas regulares contando, principalmente, com exercícios aeróbicos como caminhada, natação ou andar de bicicleta.
Idealmente, tente fazer atividades somente quatro a cinco vezes por semana, mas qualquer tempinho dedicado aos exercícios é válido!

3. Abandone hábitos pouco saudáveis

Consumo de tabaco, excesso de álcool ou outros estimulantes e uma vida cheia de estresse são hábitos que devem ser abandonados de vez.
O fumo prejudica sistematicamente a circulação. O excesso de álcool ou outros estimulantes afetam diretamente a saúde do coração, assim como estresse diário que potencializa as chances de enfarte precoce.
Portanto, se você busca uma vida mais saudável, longe de doenças e problemas de saúde, cuide do seu sistema circulatório por meio de uma boa alimentação, hábitos saudáveis, visitas regulares ao médico e uma vida longe do estresse e sedentarismo.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem uma vida mais saudável todos os dias!

3 dicas para cuidar melhor do seu sistema circulatório

Conteúdo