7 maneiras de evitar o reaparecimento de varizes

As varizes nada mais são que veias dilatadas e podem incomodar tanto por questões estéticas quanto por questões de saúde, já que elas provocam sintomas inflamatórios como a dor nas pernas. Mesmo depois de realizar um tratamento para eliminá-las, muitas pessoas se queixam do reaparecimento de varizes.

Nada impede que novas varizes apareçam, especialmente se você já tem uma predisposição. Pelo contrário, a doença venosa é incurável e progride, inexoravelmente, no decorrer dos anos. Portanto, é necessário eliminar certos hábitos do seu dia a dia e adicionar outros mais saudáveis e é justamente disso que vamos tratar agora. Veja o que você deve fazer para diminuir o impacto desse problema: vasinhos, varizes, pernas desconfortáveis, doloridas e escondidas todo o tempo.

1. Evite passar longos períodos na mesma posição

O nosso sangue foi feito para circular e ficar por muito tempo na mesma posição retarda a passagem dele pelos vasos, especialmente se você estiver sentado ou de pé, parado. Enquanto caminhamos, os nossos músculos das pernas ajudam a bombear o sangue para cima, uma vez que esse percurso é contra a gravidade. Se ficamos parados, essa movimentação é mais lenta, fazendo dilatar as veias.

Se você passa longas horas no trabalho, sentado, levante-se da cadeira sempre que possível, pelo menos a cada 60 minutos, movimente as pernas um pouco, vá ao banheiro, beba água, tome um café, movimente-se o máximo que puder. O nosso corpo não foi feito para ficar parado. Se for impossível circular, use um apoio móvel para os pés e faça movimentos como quem acelera o carro, vai-e-vém.

2. Pratique algum exercício físico

Aqui é basicamente a mesma ideia: movimentar o corpo. Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos da panturrilha que, por sua vez, são os principais responsáveis por ajudar a bombear o sangue contra a gravidade. Isso evita que o sangue, circulando lentamente, possa coagular nas veias, oq eu chamamos trombose venosa.

3. Fique de olho no peso

Depois do sangue arterial irrigar todo o corpo, ele retorna como sangue venoso, cheio de gás carbônico e precisa voltar aos pulmões para se oxigenar. No meio do trajeto, ele passa pelo abdome, que se estiver com um grande acúmulo de tecido adiposo, aumentará a pressão nesse nível e dificultará a passagem da corrente sanguínea. Resultado? O sangue começará a pressionar as paredes das veias, ao invés de subir livre e veloz, como deveria…

4. Deixe o cigarro

Além de ser um péssimo hábito para a saúde respiratória e cardiovascular, a nicotina presente no cigarro deixa o sangue mais viscoso, ou seja, mais consistente. Desta forma, o sangue “pesa” mais, ao passar pelos vasos sanguíneos e torna-se mais difícil vencer a força da gravidade. A consequência disso é mais sangue se acumulando nas pernas.

5. Evite roupas apertadas

Além de não deixarem você à vontade, as roupas apertadas, especialmente calças jeans, dificultam a circulação sanguínea, pois comprimem os vasos. Para evitar isso, compre sempre uma peça com a qual você possa se movimentar com o máximo conforto.

6. Escolha o sapato certo

Sapatos com saltos de altura média (3-4 cm) aumentam a eficácia da contração muscular. Já vimos que, quanto mais forte for essa contração, melhor será a circulação do sangue nas veias. Fuja das “rasteirinhas”!

7. Invista em alimentos que melhoram a circulação

Ter uma alimentação saudável é essencial para qualquer pessoa e para quem quer ajudar suas células, tecidos, órgãos e vasos. Eis alguns exemplos:

  • Chocolate amargo;
  • Sementes de girassol;
  • Nozes e oleaginosas;
  • Alho;
  • Gengibre;
  • Melancia, abacate e frutas cítricas;
  • Tomate e pimentão vermelho.

Esses são apenas alguns alimentos que você deve colocar na sua dieta se quiser chamar a saúde e minimizar doenças crônicas como as varizes.

O que você faz para evitar o reaparecimento das varizes depois que fez o tratamento? Se você tiver mais dicas, compartilhe conosco e comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.