As doenças vasculares surgem, geralmente, durante a vida adulta de uma pessoa, podendo atingir tanto homens como mulheres. Porém, as mulheres com varizes ou os famosos “vasinhos” são maioria nos consultórios médicos.
A gravidez, os hormônios liberados durante o ciclo menstrual e o uso de anticoncepcionais ou de reposição hormonal – durante a menopausa – são alguns dos fatores que explicam o número elevado de mulheres com problemas vasculares.
O organismo costuma dar alguns sinais de alerta sempre que algo não está funcionando corretamente. Por isso, é bom dar atenção a alguns indícios que podem indicar doenças vasculares, que comprometem vasos arteriais, venosos ou linfáticos.
Veja os principais!
Doenças vasculares: 5 sinais para você ficar alerta!
Inchaços constantes
Durante as estações mais quentes do ano é normal que algumas pessoas percebam que suas mãos, pernas e pés apresentem certo inchaço ao longo do dia. Porém, se o inchaço for constante – diariamente – e predominantemente nos membros inferiores é bom ficar atento. Isso é sinal de que sua circulação sanguínea não está trabalhando corretamente e pode indicar um problema vascular nas veias e/ou nos vasos linfáticos.
Dores intensas
Dores “agudas” nas pernas, principalmente, durante a noite que não passam mesmo durante o sono? É um forte indício de doença vascular venosa. Se você notar dores na região da barriga da perna durante uma caminhada ou qualquer exercício, é bom procurar um angiologista, pois o fluxo arterial pode estar comprometido.
Veias tortuosas
Veias tortuosas são aquelas que ficam visíveis sob a pele. Apresentando uma coloração vinhosa, verde ou azulada e uma linha irregular, ou seja, semelhante a um espiral ou teia de aranha, esse vaso merece ser verificado.
Erupções na pele
São pequenos machucados que tornam-se difíceis de cicatrizar ou que surgem sem razão aparente. Pode ser doença arterial ou venosa.
Cansaço sem razão
A perda de ritmo para realizar tarefas simples como caminhadas curtas, subir escadas ou a impossibilidade em permanecer por algum período em pé ou sentado é outro fator que precisa ser considerado. Se ao fazer alguma dessas atividades você sentir um cansaço fora do normal e notar a necessidade de parar, pois, as quando pernas apresentam sensação de “peso” é sinal de que algo não vai bem.
Outros sintomas que merecem atenção
Além dos sintomas acima, também, existem outros sinais que costumam indicar um problema vascular, tais como:
- Cãibras;
- Insensibilidade em algumas regiões das pernas;
- Formigamentos constantes;
- Pernas ou pés frios – contrastando com a temperatura ambiente e demais áreas do corpo;
Principais fatores que contribuem para doenças vasculares
São inúmeras razões que podem contribuem para o surgimento de doenças vasculares em um pessoa. Apenas um médico angiologista ou um cirurgião vascular poderá afirmar a causa real para cada paciente. Porém, sabemos que dentre os principais motivos, estão:
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Traumas nos membros inferiores;
- Fatores genéticos;
- Uso contínuo de pílulas anticoncepcionais;
Uma consulta com um médico de sua confiança é essencial não apenas para confirmar o diagnóstico como para que possa ser iniciado o melhor tratamento para aliviar os incômodos sintomas causados pelas varizes.
Se você tem casos na família uma dica é fazer um visita ao angiologista anualmente para verificar e evitar quais problemas maiores.
Gostou das nossas dicas e quer ter mais informações como essas em primeira mão? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas principais publicações!