doencas-vasculares-conheca-5-sintomas-que-ajudam-a-reconhecer

Doenças vasculares: conheça 5 sintomas que ajudam a reconhecer

As doenças vasculares surgem, geralmente, durante a vida adulta de uma pessoa, podendo atingir tanto homens como mulheres. Porém, as mulheres com varizes ou os famosos “vasinhos” são maioria nos consultórios médicos.

A gravidez, os hormônios liberados durante o ciclo menstrual e o uso de anticoncepcionais ou de reposição hormonal – durante a menopausa – são alguns dos fatores que explicam o número elevado de mulheres com problemas vasculares.

O organismo costuma dar alguns sinais de alerta sempre que algo não está funcionando corretamente. Por isso, é bom dar atenção a alguns indícios que podem indicar doenças vasculares, que comprometem vasos arteriais, venosos ou linfáticos.

Veja os principais!

Doenças vasculares: 5 sinais para você ficar alerta!

Inchaços constantes

Durante as estações mais quentes do ano é normal que algumas pessoas percebam que suas mãos, pernas e pés apresentem certo inchaço ao longo do dia. Porém, se o inchaço for constante – diariamente – e predominantemente nos membros inferiores é bom ficar atento. Isso é sinal de que sua circulação sanguínea não está trabalhando corretamente e pode indicar um problema vascular nas veias e/ou nos vasos linfáticos.

Dores intensas

Dores “agudas” nas pernas, principalmente, durante a noite que não passam mesmo durante o sono? É um forte indício de doença vascular venosa. Se você notar dores na região da barriga da perna durante uma caminhada ou qualquer exercício, é bom  procurar um angiologista, pois o fluxo arterial pode estar comprometido.

Veias tortuosas

Veias tortuosas são aquelas que ficam visíveis sob a pele. Apresentando uma coloração vinhosa, verde ou azulada e uma linha irregular, ou seja, semelhante a um espiral ou teia de aranha, esse vaso merece ser verificado.

Erupções na pele

São pequenos machucados  que tornam-se difíceis de cicatrizar ou que surgem sem razão aparente. Pode ser doença arterial ou venosa.

Cansaço sem razão

A perda de ritmo para realizar tarefas simples como caminhadas curtas, subir escadas ou a impossibilidade em permanecer por algum período em pé ou sentado é outro fator que precisa ser considerado. Se ao fazer alguma dessas atividades você sentir um cansaço fora do normal e notar a necessidade de parar, pois, as quando pernas apresentam sensação de “peso”  é sinal de que algo não vai bem.

Outros sintomas que merecem atenção

Além dos sintomas acima, também, existem outros sinais que costumam indicar um problema vascular, tais como:

  • Cãibras;
  • Insensibilidade em algumas regiões das pernas;
  • Formigamentos constantes;
  • Pernas ou pés frios – contrastando com a temperatura ambiente e demais áreas do corpo;

Principais fatores que contribuem para doenças vasculares

São inúmeras razões que podem contribuem para o surgimento de doenças vasculares em um pessoa. Apenas um médico angiologista ou um cirurgião vascular poderá afirmar a causa real para cada paciente. Porém, sabemos que dentre os principais motivos, estão:

  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Traumas nos membros inferiores;
  • Fatores genéticos;
  • Uso contínuo de pílulas anticoncepcionais;

Uma consulta com um médico de sua confiança é essencial não apenas para confirmar o diagnóstico como para que possa ser iniciado o melhor tratamento para aliviar os incômodos sintomas causados pelas varizes.

Se você tem casos na família uma dica é fazer um visita ao angiologista anualmente para verificar e evitar quais problemas maiores.

Gostou das nossas dicas e quer ter mais informações como essas em primeira mão? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas principais publicações!

21 respostas

  1. Gostei muito das orientações,serviram bastante para mim sou portadora de doencas vasculares, inclusive já fui submetida a três cirurgia vascular,mais após alguns anos depois da última cirurgia voltaram a aparecer as varizes seguidas desse cansaco e sintomas que merecem um cuidado maior.

    1. Bom dia Givanilda! Fico feliz por você ter gostado das orientações! Como você mesma já sabe, a doença das varizes não tem cura, infelizmente… Mas podemos alcançar um bom controle fazendo o acompanhamento com o angiologista, seguindo as orientações e submetendo-se aos tratamentos prescritos. Para mais informações sobre o que acontece com a pessoa que tem varizes, no decorrer dos anos, leia o post “O que acontecerá depois que eu operar minhas varizes?”. Acho que você irá gostar também e espero que deixe mais comentários. Abraço!

  2. Ola doutora…tenho um fan positivo,psoriase,insuficiencia cardiaca leve,e no final do ano tive uma paralisia de bell,desde entao nao sou mais a mesma.muito cansaço por pouco esforço,tremores nas maos,choques por todo corpo,caibras,tonturas,e agora por fim comecei ter dormencia em uma perna e nao para de dar espasmos na parte posterior do joelho !enfim…eu devo me preocupar?sera que to com problemas vasculares?ahh sou fumante p piorar!desde ja obrigada e adorei a materia

    1. Boa tarde, Helô! Creio que você deve, sim, procurar um angiologista e fazer uma avaliação completa dessa queixa. Obrigada por seu comentário e também por suas curtidas em nosso site e redes. Abraço!

  3. Boa noite
    Há uns 10 dias sinto dores na região da virilha e no meio da coxa direita, seria algum problema vascular? Devo me preocupar?

  4. Olá , estou com umas manchas na perna meia vermelhas e ontem quando sentei em uma cadeira de ferro minhas costas ficaram marcada e a marca não saiu , ficando a parte marcada vermelha tbm o que pode ser isso ?

    1. Brunoro, boa tarde! Seu caso pode ter melhorado, mas, caso contrário, exigirá um exame fisico, marque sua consulta para ver isso, certo? Abraço!

  5. Dra. Claudia, boa tarde.
    Já alguns anos tenho formigamento nos braços e mãos, onde também tenho muita coceira nas mãos, coceira esta que cega ate formar bolhas e minha sensibilidade ao toque é prejudicada. Algum tempo venho pesquisando na net qual a especialidade devo procurar, li suas dicas e gostaria de saber se meu caso também entra em sua especialidade. Desde já agradeço sua atenção.

    1. Prezado Cláudio, boa tarde! Muito obrigada por seu contato. Refleti um pouco sobre sua dúvida e penso que você pode iniciar pelo dermatologista para a coceira e bolhas nas mãos. Já o formigamento, pode ser algo simples, como a falta de exercícios, sobrepeso ou, algo mais complexo. Transmita todas as queixas ao dermatologista, que saberá lhe ajudar e encaminhar, se for o caso. Desejo-lhe boas melhoras! Abraço!

  6. Olá há 10 dias apareceu uma mancha vermelha na minha coxa direita,não coça,não arde,não dói,quando fico muito em pé aí q fica super vermelha e quando estou sentada some completamente.Não sou diabetica,não sou obesa pelo contrário faço atividade física regulamente,não sou fumante.Será q é problema de trombose?

    1. Boa tarde, Márcia! Se a mancha que menciona ainda não desapareceu, marque uma consulta médica. Se for possível, agende com um angiologista que lhe ajudará, certamente. Abraço!

  7. Olá, sinto muita dor na perna direita fica dura perco movimentos, a dor e intensa já de três dias , picos dento e agora inchado e sem movimento no joelho doi muito seráa má circulação…

    1. Olá Mariano! Sua dor está intensa, você não deve esperar! Procure um médico o quanto antes, se possível, um angiologista, que poderá lhe ajudar. Abraço!

    1. Olá, Waljiria! Nao há essa relação da safena com o ritmo do coração. Nesse caso, recomendamos uma consulta com o médico cardiologista. Abraço!

  8. Há alguns dias te no sentido uma dor fortíssima na virilha e na parte interna da coxa (perna direita) procurei atendimento médico e o diagnóstico foi de uma possível inflamação…fui medicada só ao em vez de diminuir as dores estão ficando mais intensas e afetando a mesma região da perna esquerda…Oque poderá ser isso?
    Preciso de ajuda e orientação..

    1. Prezada Maria Aparecida, peço desculpas que estive fora por causa da temporada dos congressos e demorei a ver a sua mensagem. Acredito que você já deva ter sido avaliada e recebido um diagnóstico. Essa dor não é típica de varizes e sugere uma possível compressão de nervo (neurológica), podendo ser causada por uma hérnia inguinal ou femoral, ou mesmo, por alguma compressão ao nível da coluna lombossacra. Espero que já esteja melhor e desejo sua plena recuperação. Abraço! Cláudia Sathler.

    1. Olá, Dayvson!
      Esse quadro merece uma avaliação com o especialista em Angiologia e/ou Cirurgião Vascular, além de um exame Dúplex Scan/ EcoDoppler. Grande abraço! Cláudia Sathler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.