Dor, queimação, inchaço nos pés, sensação de cansaço nas pernas. Se você sente um ou mais sintomas como estes, você pode estar sofrendo de varizes!
E a preocupação, aqui, vai além dos prejuízos estéticos. Elas podem causar problemas circulatórios graves que comprometem a saúde e a qualidade de vida como um todo.
Embora seu aparecimento seja uma tendência genética, o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios (simples!) podem ser aliados importantes no combate às varizes, afinal, ajudam a controlar o peso, melhoram a circulação sanguínea, fortalecem os músculos e ainda favorecem o bom funcionamento das veias!
Conheça alguns desses exercícios para evitar varizes, deixe a preguiça de lado e comece hoje mesmo a movimentar o esqueleto!
1. Caminhada
Amada por muitos, a famosa caminhada é um excelente exercício para evitar as varizes. Isso porque mantem as pernas em movimento, melhorando a circulação dos membros inferiores.
E se engana quem acha que caminhada é somente na rua ou na esteira! Mudanças simples de hábitos como trocar o elevador pelas escadas pode ser de grande valia para melhorar o tônus muscular e a circulação, deixando, assim, as pernas mais leves.
2. Alongamento das pernas
Super importantes para ativar a circulação de toda a perna, os alongamentos devem ser exercícios diários para quem tem tendência ou já sofre com as varizes.
Esticar as pernas, segurando a ponta dos pés, além de estimular a circulação, melhora a flexibilidade muscular.
Para quem fica muito sentado, um ótimo exercício é ficar na ponta dos pés e abaixar o calcanhar repetidamente por 5 vezes em cada perna. Depois, na mesma posição, alongar os músculos da perna, direcionando a ponta do pé para cima durante 10 segundos.
3. Levantamentos
Não, estes levantamentos não são aqueles típicos feitos nas academias, com pesos para fortalecer o bumbum! Neste caso, os exercícios são direcionados para a circulação dos membros inferiores.
Deitado de costas, com as mãos apoiadas nos glúteos, levante uma perna e segure-a na posição de L, perpendicular ao chão. Sinta o sangue fluir desde os pés até as coxas. Repita o procedimento com a outra perna. Faça este exercício pelo menos duas vezes ao dia – na hora de levantar e de deitar.
4. Pedalar
Andar de bicicleta ou fazer spinning é um excelente exercício para controlar e evitar varizes!
Isso porque pedalar, além de fortalecer os músculos, ativa a circulação dos membros inferiores, melhorando a função dos vasos sanguíneos, estimulando a panturrilha e o retorno venoso.
Porém, antes de se aventurar em exercícios mais pesados, lembre-se de fazer uma avaliação médica para evitar maiores problemas!
5. Pilates
Além de melhorar o tônus, a flexibilidade e o fortalecimento muscular, o Pilates promove a oxigenação do sangue, melhora a circulação e ainda ajuda no relaxamento e no alívio de dores nos membros inferiores e superiores. Excelente para quem já sofre com as varizes ou deseja evita-las.
Independente do exercício que você escolher praticar, para evitar as varizes, o que não pode é ficar parado!
Use os comentários e compartilhe com a gente como é sua rotina de exercícios para evitar as varizes.