Qual o melhor tratamento para varizes e vasinhos?

Qual o melhor tratamento para varizes e vasinhos?

 

Quanta pretensão contém uma pergunta dessas… Quem poderá nos ajudar a respondê-la? Chapolin Colorado, infelizmente, já não mais está entre nós..?
Continue lendo e veremos se tal façanha é possível, ou não!
Houve um tempo em que o médico tomava um estilete de ferro, o aquecia em brasas e cauterizava as varizes.
Mesmo que lhe pareça brutal e aterrador, era um tratamento pertinente e o médico em questão, supercompetente. Nessa época, a dor não era levada em conta… ?
Hipócrates, era o nome do “cara” (Great Books of The Western World).
Surpreendentemente, a termoablação foi eleita a melhor opção para tratamento da veia safena doente pela maioria da comunidade médica mundial, na presente década.
Clique abaixo para ler o artigo, em inglês (Journal of Vascular Surgery Volume 53, Number 16 S ,pg 31S):
Diretrizes para tratamento da veia Safena incompetente/Fórum Americano de Doenças Venosas
O que Hipócrates fazia no ferro quente, hoje podemos fazer com Laser ou Radiofrequência, um cateter inserido dentro do vaso, guiado pelo ultrassom. Lindo! ?
Clique aqui e veja um vídeo do procedimento da termoablação.

Porquê tratar varizes e vasinhos (microvarizes)?

Antes de respondermos à pergunta em questão, sobre qual seria o melhor tratamento, façamos algumas perguntas secundárias:

1. Devemos tratar varizes e vasinhos (microvarizes)?

2. Quais os benefícios de tratá-los?

2. Quais os prejuízos em omití-los?

Os benefícios do tratamento dos vasinhos e os eventuais prejuízos em não tratá-los estão bem detalhados no texto abaixo:
11 motivos pelos quais você não deve ignorar vasinhos
Quanto aos casos que apresentam veias maiores (consideramos varizes aquelas veias doentes com diâmetro superior a 3 milímetros), o problema só aumenta.
Para saber discernir entre vasinhos (microvarizes) e varizes, veja a Classificação CEAP.
Os sintomas causados pelas varizes são os mesmos causados pelos vasinhos. A diferença pode estar na intensidade, que tende a ser tanto maior, quanto maiores e mais numerosas forem as veias doentes.
Os mais frequentes sintomas causados pelas varizes são: Dor, Sensação de peso/queimação e incômodo/cãibras/ dormência nas pernas. Ademais, pode haver inchaço (edema) nas pernas.
Além das queixas supracitadas, causadas por substâncias inflamatórias circulantes no sangue, há o dano real, causado na pele.
Os tecidos cutâneos são afetados crônica e progressivamente pelo efeito da pressão aumentada nas veias varicosas. Se você tem varizes e vasinhos (microvarizes), observe se há manchas marrons ao redor do seu tornozelo.
Além da pigmentação, pode haver alteração da textura, menos elasticidade ou mesmo, endurecimento da pele. Esse quadro é considerado um Eczema, às vezes associado a prurido local (coceira). Se não controlado, pode evoluir para ulceração.
Dada a argumentação, fica clara a necessidade do tratamento das varizes e vasinhos.

O melhor tratamento para varizes e vasinhos: A Resposta!

Permita-me ainda, caro visitante, solicitar um pouco mais da sua paciência ao fazer uma última pergunta, antes de responder à atrevida e insolente questão, tema do nosso post de hoje:
Você, pacientemente, persistiu nesta leitura até aqui, confiante em descobrir uma solução rápida, prática e barata para o seu problema?
Meu querido leitor, se sua resposta foi “SIM”, me perdoe! Talvez você ficará frustrado, pois “UM BOM REMÉDIO PODE TER UM GOSTO AMARGO”, diz o ditado.
Entretanto, quero lhe afirmar que há um bom propósito para toda esta odisséia: enquanto caminhamos em nossa narrativa, intencionamos criar em você algo que consideramos A RESPOSTA para a nossa questão:
O melhor tratamento para varizes e vasinhos é a CONSCIÊNCIA! Qual a razão dessa afirmativa?
Desde Hipócrates, o tratamento das varizes evoluiu muito, mas uma coisa não mudou: Trata-se de uma doença genética, que evolui com a idade e que não tem cura. Não há como resolvê-la de uma forma definitiva.
Se você quiser saber os tipos de tratamentos para varizes e vasinhos e quais deles, atualmente, são reconhecidos como as melhores opções, baixe AGORA o nosso E-Book: “Tipos de tratamentos de Varizes e Vasinhos (Microvarizes)”.
Mas não se esqueça: Nele, você também encontrará a sugestão de buscar criar uma consciência sobre qual a natureza do problema que lhe afeta e quais as mudanças pertinentes em seu estilo de vida, para alcançar o equilíbrio e o bem estar que tanto almeja.
O Angiologista é o especialista treinado para ajudá-lo nessa busca e também para implementar com segurança o tratamento específico mais adequado ao seu caso.
Se você gostou deste conteúdo, curta abaixo e compartilhe nas redes sociais, agradecemos sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.