Safena-mitos
Saiba mais sobre a veia mais famosa do mundo
Mito 1 “Minha safena está doente; isso afeta o meu coração?” Antes de abordar doenças da safena, vamos esclarecer uma confusão/safena-mitos: se foi detectado problema nessa veia, isso não implica em problema no seu coração!
Pode parecer risível, mas, devido ao fato da safena ser utilizada para pontes coronárias, muitos a associam às doenças cardiovasculares.
Essa associação tende a perder força, uma vez que as doenças coronarianas vêm sendo tratadas com dispositivos tipo “Stents” com frequência cada vez maior.
Entao cai o Mito 1: Safena é uma veia superficial do membro inferior e não está relacionada ao seu coração.
Mito 2 “Após tratamento da veia safena devo ficar em repouso absoluto por vários dias” Ainda há gente que pensa que, se não fizer repouso absoluto após cirurgia de varizes, com ou sem tratamento da veia safena, irá “perder” a cirurgia.
Pode haver repouso relativo por alguns dias, porém não absoluto. Deve-se alternar decúbito (deitado) com momentos de deambulação (andar).
Estando o paciente deitado, deve fazer movimentos com as pernas e pés para evitar a formação de coágulos nas veias.
O repouso depende da intervenção realizada. Após a Termoablacao da veia safena Termoablacao da veia safena as atividades podem começar no dia seguinte ao procedimento. Essa orientação é individualizada a cada paciente, caso a caso.
Entao cai o Mito 2: Após a intervenção sobre a veia safena/safena-mitos, o repouso absoluto não é recomendado. Andar faz parte da recuperação desde o primeiro dia.
Mito 3 “O exame Doppler mostrou refluxo na minha veia safena: ela terá de ser tratada, obrigatoriamente?” Isso é matéria de muita dúvida, pois a detecção de refluxo em veias safenas é comum nos exames Doppler, mesmo em casos de pacientes que apresentem somente pequenos vasos.
De forma geral, há intervenção da veia safena quando as alterações detectadas forem hemodinamicamente significativas, ou seja, quando a doença na veia safena alcançou um grau avançado e com manifestações clínicas evidentes.
Entao cai o Mito 3: Intervenção sobre a veia safena/safena-mitos, somente em casos selecionados.
Saiba mais em http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/como-lidar-com-safenas-insuficientes-9383
Em breve, verdades sobre a veia safena, aguardem…
Se você gostou deste conteúdo, curta abaixo e compartilhe nas redes sociais, agradecemos sua visita!