angiologista e cirurgião vascular

Você sabe o que faz um angiologista?

Você, provavelmente, já deve ter ouvido o termo angiologia, angioplastia ou angiologista em algum momento.
O angiologista é o profissional da medicina que especializado no tratamento de doenças que ocorrem nos vasos sanguíneos e nos vasos linfáticos do corpo.
Na maioria dos países a angiologia não é exercida de forma isolada.
Em alguns países como na França, por exemplo, a angiologia está diretamente relacionada com a cardiologia, enquanto que aqui no Brasil a angiologia anda junto com a cirurgia vascular.
Leia as informações da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular :
https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/campanha-escleroterapia
Então, confira o nosso post e entenda melhor o que faz um médico angiologista e por que é importante consultá-lo em seus exames de rotina.

Você sabe o que faz um médico angiologista?

O médico angiologista é especializado nos cuidados com os vasos sanguíneos e linfáticos, por isso é um profissional muito importante na área da saúde, afinal ele trata de algo que é essencial estar em bom funcionamento em nosso corpo: as artérias e veias.
Varizes, por exemplo, é um problema que afeta grande parte da população, sobretudo mulheres que sofrem com o problema não só esteticamente, mas também com muita dor e desconforto.
No entanto, o angiologista atua mais no tratamento e na prevenção de doenças circulatórias, podendo ajudar a minimizar o impacto das varizes e/ou eliminar os vasos doentes.
Saiba mais em: Angiologista – Quando devo procurar um?
No tratamento das doenças circulatórias, o angiologista realiza tratamentos com ou sem intervenção cirúrgica para contornar o problema em suas fases iniciais, com possibilidade de soluções menos invasivas.
No intuito de prevenir o surgimento de doenças circulatórias, o angiologista procura interferir decisivamente no estilo de vida de seus pacientes, alertando sobre cuidados com a alimentação e a necessidade de cuidados físicos.
O cuidado de se procurar um angiologista ainda na fase inicial das doenças de cunho circulatório é importante porque doenças desse tipo podem se agravar e causar sérios danos à saúde, quando não tratadas no devido tempo.

Qual a diferença entre angiologista e cirurgião vascular?

Apesar do cirurgião vascular e do angiologista serem especialistas de áreas afins na medicina, eles podem executar trabalhos diferentes.
O médico que é especializado em angiologia, muitas vezes, trata doenças vasculares de forma clínica, ou seja,  com uso de medidas educativas, medicamentos, artigos e dispositivos não cirúrgicos.
O cirurgião vascular pode entrar em cena quando é preciso realizar procedimentos cirúrgicos para a correção das veias, artérias e vasos linfáticos.
O cirurgião vascular pode tratar tanto dos vasos da região abdominal, como das pernas, do tórax, do pescoço e também dos membros superiores.
A cirurgia vascular  busca a correção tanto de artérias com estenoses – artérias que sofreram estreitamento, como artérias dilatadas, obstruídas ou que sofreram algum tipo de traumatismo.
O angiologista, por sua vez, é mais procurado para o tratamento de varizes – que é o surgimento de veias dilatadas e retorcidas que, mais frequentemente, ocorrem nos membros inferiores.

Conclusão:

Agora que você já sabe o que faz um angiologista, estamos caminhando para o fim.
Existem, obviamente, muitas outras doenças pertinentes ao domínio do angiologista, por exemplo:

  • Arteriosclerose – excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;
  • Insuficiência Vascular Cerebral – vasos cerebrais com processo obstrutivo que, se não tratados, podem causar um AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Trombose Venosa Profunda – problema na coagulação do sangue, obstrução de veias profundas.
  • Aneurisma Arterial – dilatação das artérias com risco de ruptura.
  • Vasculite – inflamação dos vasos.

A angiologia é uma área muito importante da saúde, por isso é essencial se lembrar de marcar uma consulta com o angiologista quando for fazer aquele check-up!
E você, conhecia toda essa importância desse profissional? Se você gostou desse conteúdo, curta e compartilhe!
Visite também o site claudiasathler.com.br e as redes sociais!
Envie a sua mensagem para o whatsapp 31-9-92845963 ou deixe-nos um email!
Abraço e até o próximo post!

4 respostas

    1. Ola Alderleia! Sim, com certeza, você deve procurar um angiologista. Marque sua consulta! Abraço!
      31-32621862 ou 31-9-92845963

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.