Claudia Sathler Angiologista em Minas Gerais

Musculação e varizes: entenda a relação

Com mais de 27 anos de prática médica e mais de 15 anos realizando milhares de exames com Doppler Vascular, a Dra. Claudia Sathler é uma excelente escolha para realizar seus tratamentos. Clique abaixo, e marque uma consulta.

Quando bem realizada, a musculação traz muitos benefícios para quem pratica, como a maior definição muscular.
E quanto mais você se exercita, maior é a chance de obter bons resultados. As pernas, por exemplo, ficam firmes e torneadas.
Mas tanto esforço pode deixar mais do que músculos à mostra. A relação entre musculação e varizes é a prova disso.
No post de hoje, vamos entender em quais casos a musculação pode facilitar o aparecimento de varizes e também como ela pode operar na contramão, agindo na prevenção. Confira!

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e funcionando de maneira ineficaz. Por causa da má circulação, elas ficam inchadas e aparentes sob a pele.
Há vários fatores que podem causar as varizes: hereditariedade, gravidez, sedentarismo, problemas hormonais e obesidade. Os exercícios não deveriam ser uma dessas causas, desde que praticados corretamente.

Musculação pode causar varizes?

Quando os exercícios de musculação são feitos sem a orientação por um profissional de educação física devidamente preparado, as chances de lesões inadvertidas existem.
Além disso, o excesso de peso sem o devido condicionamento, pode ser causa de aparecimento de varizes nas pernas.
O movimento de levantar muito peso pode forçar as veias no local, provocando as lesões que podem causar alterações na circulação.
Em caso de varizes na família, o excesso de peso durante a musculação pode deflagrar ou piorar muito o problema.

Como prevenir as varizes durante a musculação?

É sempre recomendável que pessoas com parentes que tiveram varizes e/ou que sintam dores e sensação de peso — principalmente nas pernas, por carregarem o peso do corpo e serem o local onde é mais comum apresentar varizes — procurem um médico angiologista (que trata da circulação, veias e artérias) para se submeter a avaliação.
A hipertrofia muscular pode até não ser alcançada a curto prazo, mas certamente não provocará o aparecimento das varizes e trará benefícios à circulação venosa e à saúde em geral. Afinal, quem pratica atividade física busca, sobretudo, a saúde e o bem-estar.

Musculação feita corretamente pode prevenir varizes?

É de conhecimento geral que qualquer exercício faz muito bem para a saúde física e mental, assim a musculação não é uma exceção, então desde que durante o treino não seja usado excesso de peso, principalmente o corpo não estiver bem condicionado e aquecido.
Lembre-se de que qualquer exercício físico feito corretamente pode favorecer a circulação sanguínea e, consequentemente, maior oxigenação dos músculos e de todos os órgãos.
Leia também:
Tratar as varizes sem cirurgia… Pode???
Agora que você conhece a relação entre musculação e varizes, que tal assinar nossa newsletter para receber posts como este?
Fique por dentro das nossas novidades!
Se você gostou desse conteúdo, volte ao início e avalie com 5 estrelinhas, porém não deixe de curtir e compartilhar. Também gostaríamos que deixasse o seu comentário e sugestão de qual assunto você gostaria que abordássemos aqui.
Abraço!

Musculação e varizes: entenda a relação

Conteúdo